POLÍTICA DE GARANTIA

A presente Política de Garantia está em consonância com a legislação vigente, especialmente, o Código de Defesa do Consumidor, estendendo-se a todos os clientes (pessoas físicas ou jurídicas), independentemente do tipo de certificado digital adquirido, aplicando-se, igualmente as mídias adquiridas, como tokens, cartões inteligentes e leitoras.

 

I. PRAZOS PARA VALIDAÇÃO E EMISSÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

A partir da data de confirmação do pagamento do certificado digital adquirido, o titular terá o prazo de 180 (cento e oitenta) dias para validação presencial, por videoconferência ou online, com um AGR devidamente autorizado para realizar o procedimento. Iniciada a etapa de validação, o cliente terá o prazo de 30 (trinta) dias para realizar a emissão (geração do par de chaves) do certificado digital.

Não ocorrendo a emissão do certificado digital nos prazos estipulados acima, haverá a perda do direito de validação, emissão, retirada de mídia e não haverá devolução do valor pago.

II. TROCAS E DEVOLUÇÕES

PRAZO

O prazo de garantia dos certificados digitais inicia-se na data de emissão (geração do par de chaves ou entrega dos dados de emissão do certificado digital) nas modalidades de validação presencial, por videoconferência ou online; e na data da entrega efetiva dos tokens, cartões inteligentes e leitoras.

GARANTIA LEGAL

É direito do consumidor, nos termos do artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor, apresentar reclamação formal no prazo de até 90 (noventa) dias a contar da data de início desta garantia (vide item I – prazos para validação e emissão do certificado digital), através dos nossos canais de atendimento, para que seja avaliada a necessidade de eventual substituição do produto/serviço adquirido por outro igual ou equivalente. A AR indicará os meios de contato para fins de avaliação. A reposição estará sujeita às regras de retorno estabelecidas e desde que observadas as condições gerais da cobertura

CONDIÇÕES GERAIS DA COBERTURA

A presente Política de Garantia assegura os produtos e serviços (tokens, cartões inteligentes, leitoras e certificados digitais) contra quaisquer vícios ou defeitos de fabricação, desde que identificados dentro do prazo de garantia.

Após confirmado o defeito do produto/serviço, a AR comunicará ao titular os procedimentos necessários para a reposição dos produtos/serviços em garantia, ficando ciente o cliente da obrigação legal da emissão/validação presencial do novo certificado digital.

Em caso de defeito de fabricação dos tokens, cartões inteligentes e leitoras, a AR procederá à substituição sem custo adicional para o cliente. Caso o Certificado Digital apresente problemas cobertos por esta garantia, a AR emitirá um novo Certificado Digital sem custo adicional ao cliente.

As garantias serão perdidas caso o cliente submeta os tokens, cartões inteligentes, leitoras e certificados digitais à intervenção técnica em locais NÃO vinculados à AR.

NÃO estarão cobertos pela Política de Garantia os produtos/serviços bloqueados, inutilizados ou danificados devido a falhas de funcionamento decorrentes de problemas no fornecimento de energia elétrica ou alta tensão; existência de configurações/objetos em seu interior estranhos ao seu funcionamento; imperícia/imprudência da pessoa que está realizando a instalação ou manuseio do produto/serviço adquirido; inconformidade da formatação do Computador (para certificados do Tipo A1) onde esteja armazenado o certificado digital; negligência; mau uso; acidente; desgaste; utilização indevida; exclusões ocasionadas por sistemas incompatíveis com o certificado adquirido; por motivos de força maior ou caso fortuito;  não saber utilizar um certificado; roubo; furto; bem como em caso de digitação incorreta das senhas PIN e PUK.

De acordo com as normas em vigor, sempre que a senha pin for digitada 03 vezes consecutivas de forma errada, resultará no bloqueio da senha PIN, sendo que apenas a senha PUK poderá desbloquear. Caso a senha PUK for digitada 03 vezes consecutivas de forma incorreta, resultará na inutilização do cartão e/ou do certificado digital. A AR não possui cópia ou meios de recuperação das senhas PIN e PUK.

Não estão cobertos produtos e serviços adquiridos em outras Autoridades Certificadoras ou fornecedores diversos, sendo obrigatória a apresentação da Nota Fiscal emitida na compra para o uso da presente garantia.

Certificados Digitais bloqueados, inutilizados ou danificados por defeito verificado em mídia não adquirida na AR também não estão cobertos por esta garantia.

Em hipótese alguma a AR será responsabilizada em valor superior ao preço da compra do produto e/ou Certificado Digital, independentemente do prejuízo, perdas e danos diretos ou indiretos, decorrentes da impossibilidade de uso.

III. DIREITO DE ARREPENDIMENTO

O direito de arrependimento poderá ser exercido dentro do prazo de reflexão de 7 (sete) dias a contar da data de emissão (geração do par de chaves ou entrega dos dados de emissão do certificado digital) nas modalidades de validação presencial, por videoconferência ou online; e da entrega efetiva dos tokens, cartões inteligentes e leitoras adquiridos.

Somente será admitida a devolução do produto pelo próprio comprador, mediante a devolução dos tokens, cartões inteligentes, leitoras adquiridos e demais assessórios (conforme produto/serviço adquirido) que deverão estar em estado novo e em perfeitas condições de uso (não poderão estar bloqueados ou inutilizados).

Será imprescindível a revogação do Certificado Digital, conforme orientações da AR.

Preenchidos todos os requisitos para o exercício do direito de arrependimento, será efetivado o reembolso ao cliente dos valores eventualmente pagos, deduzidas as despesas, quando aplicável.

IV. REEMBOLSOS

Para compras efetuadas via boleto bancário, o reembolso será realizado por meio de depósito ou PIX, em até 15 (quinze) dias úteis após a AR ter confirmado o reembolso e recebido os dados bancários do cliente.

Caso o pagamento tenha sido efetuado via cartão de crédito, o valor da compra será estornado diretamente na fatura do cartão, conforme as regras vigentes da administradora do cartão de crédito. Ultrapassado o prazo limite para solicitação de estorno estabelecido pela administradora, o reembolso será realizado por meio de depósito ou PIX.

O reembolso somente será realizado em conta corrente/poupança da Pessoa Física ou Jurídica informada nos dados de faturamento da Nota Fiscal.

Caso ocorra inconsistência dos dados bancários informados, caberá ao cliente entrar novamente em contato com a AR para a correção dos dados, NÃO se responsabilizando a AR por eventual descumprimento do prazo estipulado para o reembolso.